O Brasil possui uma vocação natural para a pecuária, prova disso é o destaque internacional que nosso país tem neste setor, principalmente no que diz respeito as exportações. Isto se deve, em boa parte, à nossa grande extensão territorial e ao nosso clima, que favorecem a atividade.
Outro ponto importante é a facilidade em alimentar nossos animais, sem deixar de atender as necessidades nutricionais dos rebanhos. Mais do que nunca, a obtenção de lucro na pecuária, está diretamente relacionada à nutrição aplicada. Exatamente por isso, o planejamento nutricional torna-se imprescindível, pois evita prejuízos e potencializa os índices produtivos do seu negócio.
PLANEJAMENTO NUTRICIONAL EFICAZ
Conhecer as exigências de cada categoria animal e o potencial de cada alimento, são os primeiros passos para a eficácia do planejamento nutricional de seu rebanho.
Quando tiramos leite ou engordamos bovinos para o abate, visamos sempre o lucro. Porém, para que este lucro seja de fato obtido, é necessário equilibrar 3 fatores importantíssimos: genética, manejo e alimentação.
A genética é a responsável pelo potencial natural do animal. O manejo, aliado à higiene, garante as condições básicas para a criação e produção animal, além de prevenir problemas de saúde.
Por outro lado, mesmo com um bom potencial genético e um manejo bem feito, a alimentação precisa suprir todas as necessidades nutricionais dos animais, visando sempre a otimização da produção.
MAIS QUE ALIMENTAR, NUTRIR
Com a exigência cada vez maior do mercado, seja do leite ou da carne, o simples fato de alimentar o rebanho não é mais suficiente. Para atingir os altos níveis e índices produtivos que norteiam a pecuária atual, é preciso “algo mais”.
A pesquisa e a tecnologia se tornaram indispensáveis para conhecer e atender as necessidades de cada grupo animal. Cada substância tem seu teor de nutrientes e cada nutriente tem a sua função.
Por isso, cabe aos profissionais da nutrição conhecerem profundamente as características e necessidades de cada espécie e categoria animal, formulando a nutrição mais completa que atenda às suas exigências nutritivas.